Alimentos aliados na saúde dos Cabelos – Por Ana Flávia Cunha

Alimentos aliados na saúde dos Cabelos – Por Ana Flávia Cunha

Além de te ajudar a manter o corpo em forma e a sua saúde em dia, uma alimentação saudável e balanceada te ajuda também a ter cabelos fortes, bonitos e brilhantes.

Lembre-se que o cabelo é um tecido de crescimento rápido e o que você come pode fazer uma enorme diferença! Muitos fatores tais como stress, doenças, predisposição genética e reações a certos produtos podem afetar o seu cabelo. Mas o principal fator é a sua dieta. É importante nutrir o cabelo. E é muito bom saber como fazer a nossa parte, através do que ingerimos.

Proteína, é o principal bloco de construção do cabelo, é um nutriente essencial, juntamente com carboidratos, ferro, vitaminas B, ácidos graxos e zinco. Sua dieta deve ter um equilíbrio perfeito entre estes elementos. Alguns superalimentos podem ajudar a promover o crescimento do cabelo e resolver outros problemas.

Carnes

Todos os tipos (carne bovina ou suína, peixe, frango) são repletos de proteína, principal nutriente que compõe a fibra capilar. Ou seja: ao aumentar a ingestão desse alimento, o crescimento das mechas é favorecido. Mas atenção: as vermelhas costumam ter altas doses de gordura. Então consuma todo dia, mas sem exagero, e alterne com as brancas.

Quinoa

Os grãos inteiros são extremamente benéficos para o cabelo. Contém proteína e auxiliam no fortalecimento dos fios. A proteína extraída deste grão é usada inclusive em produtos para o cabelo, como tratamentos de alta qualidade. Ajuda na hidratação e na prevenção da caspa.

Quinoa também tem biotina, niacina e vitaminas B6 e B12 que são todos vitais para o crescimento do cabelo. Utilize como tempero em ensopados e risotos. Também é perfeito para adicionar à salada ou assados.

Queijo Cottage

Queijo Cottage é outro grande aliado para o seu cabelo. Contêm soro de leite e caseína, duas proteínas de alta qualidade que impedem o ressecamento do couro cabeludo. E assim ajuda também a evitar fios quebradiços e danificados. Rico em vitaminas D e B-5, que desempenham um papel importante no crescimento do cabelo, também é uma boa fonte de todos os aminoácidos essenciais necessários para o cabelo saudável e bonito.

Experimente no lanche, ou inclua alguns cubos em sua salada ou sopa, toda semana.

Sementes de Abóboras

Sementes de abóbora estão entre os melhores alimentos que você pode adicionar à sua dieta, pensando em seus cabelos. Elas contêm proteínas, zinco, selênio, biotina, potássio, cobre, ferro, vitamina B, vitamina E, magnésio e cálcio. Também possuem ácidos graxos e ômega-6 em abundância.

Você pode comer sementes de abóbora levemente assadas como um lanche, adicione uma colher de sopa na salada ou polvilhe um pouco no seu pão ou em outras receitas de cozimento para adicionar sabor.

Manga

Mangas são ricas em vitaminas e minerais que nutrem e promovem o crescimento do cabelo.

Esta suculenta fruta é rica em vitamina C, essencial para fazer o colágeno que dá estrutura ao cabelo. Vitamina C também ajuda na absorção de ferro no sangue. Auxilia o ciclo de crescimento normal do cabelo e previne a queda. Tem ainda vitaminas A e E. A vitamina A ajuda a combater a caspa, vitamina E melhora a circulação do couro cabeludo e estimula o crescimento do cabelo.

Inclua no suco ou bata com iogurte, ou saboreie a fruta inteira, rica em fibras, além de tudo isso.

Oleaginosas  

As castanhas, nozes e amêndoas, ricas em ácidos graxos (os ômegas 3, 6 e 9, as chamadas “gorduras boas”), agem no processo de queratinização do cabelo. São responsáveis por promover resistência às mechas, encorpá-las e dar brilho. Adicione-as aos lanches, iogurtes ou saladas.

Cenoura

Contém betacaroteno (fonte de vitamina A) e, além de estimular o bronzeado, regula a produção sebácea, o que reduz a oleosidade no couro cabeludo e contribui para o brilho e a maciez dos fios. A falta de betacaroteno está ligada à descamação do couro cabeludo, o que favorece a queda dos fios e dificulta o nascimento de novos.

Inclua crua nos lanches da tarde, ou em saladas, e sopas.

Feijão

É rico em ferro, elemento que, quando em falta no corpo, leva à queda de cabelo. Ele também regulariza o transporte de oxigênio na corrente sanguínea e, assim, facilita a irrigação no couro cabeludo e a chegada dos nutrientes até ele.

Aproveite nosso mais completo prato brasileiro arroz (integral) com feijão. Modere na quantidade.

Ovo

Além do alto valor protéico, também tem boa concentração de biotina, substância que faz parte do grupo de vitaminas do complexo B e está associada ao crescimento do cabelo – quando há problemas de queda dos fios, o organismo apresenta em geral, falta de ferro e biotina.

Você pode consumi-lo mexido, cozido ou omelete. Evite o ovo frito.

Cereais integrais

Fazem parte desse grupo o arroz, o gérmen de trigo e a aveia. Esses alimentos contêm grande concentração de zinco, elemento associado ao controle da oleosidade e à renovação celular – e, portanto, à renovação dos fios. Manchas brancas nas unhas costumam também estar associadas à falta de zinco no organismo.

Substitua os cereais brancos por integrais, como: arroz, macarrão, farinha (pão), biscoitos, etc.

Saúde Sempre!!

Por: Ana Flávia Cunha – Nutricionista – CRN 4196 – Contato: (64) 9 9294 – 8327

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Autor

admin
Thaylline foi modelo, foi colaborado de um blog de moda com postagens semanais, liderou lojas no varejo de moda em artigos de roupas e sapatos, é colunista de moda da revista RV e apresentadora do programe-te "Thay Na Moda" da TV Sucesso afiliada TV Record.