Como prolongar a vida útil dos sapatos de couro?

Como prolongar a vida útil dos sapatos de couro?

Não é nenhuma novidade que as mulheres são grandes “colecionadoras” de sapatos. Muitas até acumulam modelos e modelos, lotando o guarda-roupa; existem até canais no YouTube sobre o tema, que engloba mulheres de todas as idades e perfis sociais. No entanto, nos últimos anos, os sapatos de couro – por sua elegância e durabilidade – têm ganhado cada vez mais espaço no mundo fashionista de saltos e estilos.

O couro é um material versátil e que transmite muita credibilidade a quem o usa. Ele também é mais resistente, uma opção para quem deseja ter calçados com bom custo-benefício, trazendo um requinte nos sapatos de qualquer mulher. Fácil de ser combinado, independentemente do estilo – que pode ser sandália; anabela; bota longa, média ou curta; scarpin; Chanel; meia-pata; peep toe; rasteirinha; sapatilha; dentre outros –, o modelo em couro cai bem com diversas roupas, tecidos mais leves, estampados, rendas e jeans. São diversas opções de combinações que fazem qualquer look cair bem com o couro, transformando algo simples em um look final sofisticado e elegante.

Porém, sem os devidos cuidados o couro pode ficar com aparência de “velho”, “enrugado”, desgastado e sem brilho, o que pode acabar com a famosa ” boa primeira impressão”. Por isso, a manutenção e a higienização merecem atenção especial. Muitas dicas podem ser facilmente encontradas na internet: utilizar jornais e coloca-los dentro dos sapatos enquanto eles “descansam” dos seus pés (ele absorve a umidade da chuva ou daquela causada pelo suor, eliminando o mau cheiro); o bicarbonato de sódio, que atua da mesma forma (basta jogar uma colher – sopa – em cada palmilha, espalhar e aguardar pelo menos uma noite); para tirar a mancha em sapatos de couro basta umedecer um pano com água e vinagre; e até mesmo o que nunca se deve fazer (como molhar os sapatos em um balde de água com sabão, pois poderá provocará manchas irreparáveis).

Mas uma coisa é fato: pelo menos uma vez por mês é necessário limpá-lo com produtos especiais para o material – como o Tom Bom, da Casa KM, adequado a cada tipo de peça e cor. “Isso porque o produto é feito especialmente para esse tipo de cuidado e possui tudo o que o calçado de couro precisa para ganhar vida novamente”, diz Aline Silva, Gerente de Marketing da Casa KM. “É possível encontrar versões em creme, nos tons preto e marrom, ou na versão flex nos tons preto, marrom, bordô e incolor”, complementa.

Na versão flex, é preciso limpar a superfície do calçado, agitar bem o produto sem retirar a tampa e pressionar suavemente o aplicador sobre o calçado até destravar a válvula de segurança e umedecer a esponja. Em seguida, é só espalhar sobre a superfície do calçado e deixar secar. Já a versão creme é necessário remover a poeira do calçado ou da peça em couro com um pano ou uma escova, espalhar uma leve camada sobre o couro e deixar secar para, em seguida, lustrar com uma flanela, um pano macio ou uma escova.

Lembre-se de nunca passar um pano diretamente com o produto sem limpá-lo antes. Além disso, sapatos de couro precisam ser muito bem guardados, de preferência dentro da caixa, para facilitar a armazenagem e a durabilidade. É muito importante que eles não fiquem sem proteção ou jogados dentro do guarda-roupa.

Em outras palavras, é bom utilizar as vantagens visuais do couro a favor da beleza e da boa aparência, mas para mantê-las é preciso saber que cuidados são necessários e não tratá-la como uma peça comum no guarda-roupa. Para arrasar nos looks, seja no dia a dia ou nas festas à noite, é preciso que o couro esteja sempre à altura do que se propõe!

Texto e foto: Reprodução

Gostou? Então compartilhe 🙂Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestShare on Google+Share on StumbleUponEmail this to someone

Autor

admin
Thaylline foi modelo, foi colaborado de um blog de moda com postagens semanais, liderou lojas no varejo de moda em artigos de roupas e sapatos, é colunista de moda da revista RV e apresentadora do programe-te "Thay Na Moda" da TV Sucesso afiliada TV Record.