Dicas para um Verão Saudável  – Por Ana Flávia Cunha

Dicas para um Verão Saudável – Por Ana Flávia Cunha

O verão está definitivamente instalado e com ele chegam os dias de calor intenso. E, como a maioria de nós sabe, as temperaturas elevadas obrigam-nos a um cuidado redobrado com a saúde. As perdas de líquidos e de sais minerais que afetam o organismo, bem como os perigos da exposição solar excessiva, são alguns dos principais problemas a enfrentar durante esta estação do ano.

No entanto, existem pequenos truques que o podem ajudar a ter um verão saudável e livre de preocupações

  1. Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia, e observe a cor de sua urina: se estiver clara indica uma boa hidratação.
  2. No clube, na praia, na piscina, fuja dos salgadinhos e guloseimas: prefira frutas ao natural, em forma de suco ou salada, mix de frutas e castanhas sem sal, barra de castanhas, água de coco, picolé de frutas ou sorbet. Faça seu próprio picolé ou geladinho. Para o picolé, coloque fatias de melão ou cubos de manga ou abacaxi em um espetinho e congele. No caso do geladinho, faça um suco natural e congele.
  3. Evite ingerir muito sal, pois este faz com que o corpo tenha uma maior retenção de líquidos, que se traduz em inchaço corporal e no aumento da pressão arterial. Tenha atenção aos rótulos dos alimentos e prefira os que tiverem menos deste condimento
  4. Procure fazer, no mínimo, quatro refeições ao dia: desjejum, almoço, lanche e jantar, todas leves, mas que alimentem.
  5. Evite a exposição solar em horas de risco! Além de ter sempre consigo um bom protetor solar, evitar ir para a praia entre as 12h e as 16h é fundamenral para manter a saúde da pele e evitar insolações.
  6. Coma mais peixe, no mínimo duas vezes por semana. Prefira grelhado ou ensopado, com pouca gordura, ou sashimi (misture o shoyo com suco de limão para diluir o Sódio).
  7. Não deixe de praticar exercício físico! Você até pode estar de férias, mas o seu corpo não! Abrande nas práticas desportivas, mas não as elimine por completo. Dar uma caminhada de 30 minutos diariamente, certamente, terá um verão saudável e regressará ao trabalho ainda com mais energia. Mas cuidado com o excesso de calor! Tenha consciência dos limites do seu corpo e prefira exercitar-se no começo da manhã ou ao fim da tarde, quando a temperatura está mais amena.
  8. Inclua no mínimo meio prato de verduras coloridas (no mínimo três cores) no almoço e no jantar, pois as verduras promovem a regularidade intestinal, fornecem vitaminas e minerais para a pele, cabelos e unhas. E lembre-se que frutas e legumes de cor amarela ou alaranjada são fontes de carotenóides para melanócitos (para a pigmentação da pele).
  9. Controle os snacks de praia. Alimentos vendidos por comerciantes ambulantes podem ficar com menos qualidade, depois de muitas horas sob calor intenso, sem falar nas calorias extras que essas irresistíveis iguarias comportam. Evite fritos e opte por lanches leves.
  10. Passe o maior tempo possível ao ar livre: caminhe, pedale, nade, medite etc.

Saúde Sempre!!

Por: Ana Flávia Cunha – Nutricionista – CRN 4196 – Contato: (64) 9 9294 – 8327

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Autor

admin
Thaylline foi modelo, foi colaborado de um blog de moda com postagens semanais, liderou lojas no varejo de moda em artigos de roupas e sapatos, é colunista de moda da revista RV e apresentadora do programe-te "Thay Na Moda" da TV Sucesso afiliada TV Record.