Os Benefícios do Chá Verde – Por Ana Flávia Cunha

Os Benefícios do Chá Verde – Por Ana Flávia Cunha

O chá verde tem sido uma revolução na saúde natural das pessoas. Embora nem todas as propriedades são provadas cientificamente, sabe-se que muitos deles são reais, tais como a sua propriedade antioxidante e o seu efeito termogênese e diurético.

Apesar de encontrarmos diversos tipos de chá facilmente à venda no mercado, dizem os especialistas, é o chá verde que lidera pelos benefícios que tem sobre o corpo e a mente.

Não existe uma tabela nutricional oficial do chá verde, pois a variação de nutrientes na folha depende muito da forma como essa erva foi plantada, adubada e tratada. Até a região em que a Camellia sinensis é plantada interfere em sua composição nutricional. Por isso que ao comparar tabelas nutricionais de diferentes marcas de chá verde, você pode encontrar diferenças, já que elas correspondem a todos esses fatores.

Porém, sabe-se que ele é rico em flavonóides chamados catequinas, fotoquímicos responsáveis pela maior parte de suas propriedades para a saúde. O chá também é rico em cafeína.

A quantidade máxima de chá verde indicada é de 4 xícaras ao dia, ou 600 ml. Mais do que isso é passível de efeitos colaterais.

Alguns dos benefícios do chá verde são:

1. Chá Verde Acelera o Metabolismo Queimando Gorduras

O chá verde associado a hábitos saudáveis e exercícios, ajuda na perda de peso, porque ele tem ação termogênica. As novas investigações vêm para endossar que essa bebida tem ação emagrecedora.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Maastricht, na Holanda, concluiu que catequinas e cafeína no chá aceleram a queima de calorias, ajudando assim na redução de peso.

2. O Chá verde é Um Antioxidante Potente

Devido as propriedades presentes na bebida, como as catequinas, os chás verde é um potente antioxidante, que age diretamente no combate aos radicais livres do nosso organismo. Por conta dessa característica, a bebida é um importante auxiliar na prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, além de evitar o envelhecimento precoce da pele.

3. Combate ao colesterol ruim

 Os polifenois, como as catequinas e os taninos, presentes no chá verde tem o poder de reduzir a absorção deste vilão e reduzir as taxas da sua presença indesejável no nosso corpo.

4. Bom Humor Com Chá Verde

O aminoácido L-teanina está presente exclusivamente na planta que dá origem ao chá verde. Este aminoácido aumenta a produção de ondas alfa no nosso cérebro, que induzem ao relaxamento. Alem disso, produzem serotonina e dopamina, os quais estão intimamente ligados a sensação de bem estar.

5. É eficaz no cuidado à saúde da pele

Outro dos benefícios mais atraentes do chá verde é que ele ajuda a tornar menos visível os sinais de envelhecimento, tais como inchaço nas articulações e deterioração da pele e cabelo. O consumo regular de chá verde reduz a taxa na qual a nossa pele se deteriora.

Quando consumido em altas doses, o chá verde pode sim fazer mal. A grande quantidade de cafeína pode causar insônia, apesar dos efeitos calmantes do chá, e também levar à gastrite, por aumentar a secreção gástrica.

Ultrapassar a ingestão recomendada de 600 ml também pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio, sendo que a ausência do último é perigosa para mulheres na menopausa. Por isso, mesmo consumindo apenas essa quantidade, é muito importante não tomar o chá verde durante as refeições.

Gestantes devem evitar tomar o chá verde, pois ele pode reduzir o fluxo da sangue para a placenta, dificultando o desenvolvimento do feto.

Pessoas com hipertireoidismo também devem evitar o chá, já que elas estão mais propensas à aceleração do metabolismo, devido a maior produção de hormônios da tireóide. Também é contraindicado a hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas.

O chá verde pode ser encontrado em pó, saquinhos e até mesmo cápsulas. Ao fazer a infusão é muito importante não deixar a água ferver. Coloque a água no fogo e espere formar as primeiras bolhas. Então, acrescente duas colheres de sopa na água, desligue o fogo e deixe por cinco a dez minutos, abafando.

Experimente algumas receitas com chá verde que acrescentam ingredientes também muito nutritivos e melhoram o gosto.

Saúde Sempre!!

Por: Ana Flávia Cunha – Nutricionista – CRN 4196 – Contato: (64) 9 9294 – 8327

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Autor

admin
Thaylline foi modelo, foi colaborado de um blog de moda com postagens semanais, liderou lojas no varejo de moda em artigos de roupas e sapatos, é colunista de moda da revista RV e apresentadora do programe-te "Thay Na Moda" da TV Sucesso afiliada TV Record.